Corporativo

Como montar uma equipe eficiente de staff para eventos? Saiba agora!

janeiro 13, 2020
Tempo de leitura 3 min

O staff para eventos é o time composto pelos profissionais que devem garantir a boa execução dos planos. É essa equipe que resolve os imprevistos antes que o público perceba, e também se responsabiliza pela qualidade de todas as ações. Por isso, deve ser escolhida com atenção.

O ideal é contar com pessoas capazes de executar todas as ações de acordo com a programação, levando ao sucesso do evento e satisfação dos convidados. Afinal, de nada adianta contar com ótimos fornecedores se a sua equipe for inexperiente.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para selecionar e montar o melhor staff para eventos. Veja a seguir!

Verifique o alinhamento com o evento

Há vários tipos de eventos e, para cada um deles, há profissionais especializados em executar tarefas específicas do setor. Seja pela área de mercado ou pelo formato da realização, cada evento demanda uma equipe diferenciada para atender às expectativas.

Por isso, os colaboradores precisam estar alinhados com as estratégias, e serem capazes de cumprir as demandas devidamente. Alguém especializado em congressos pode ter dificuldades para trabalhar em um festival de música, por exemplo. O mesmo pode ocorrer com um profissional de cultura em um evento da área médica.

Analise candidatos

Assim como em qualquer oportunidade de trabalho, a contratação do staff para eventos pede que sejam analisados detalhes como os perfis e a experiência dos candidatos. Contudo, você deve avaliar mais que o currículo profissional.

As habilidades interpessoais, inteligência emocional e resistência física também são muito importantes. Isso porque é muito comum ter que lidar com o público, bem como aguentar várias horas de trabalho e pressão durante a realização. Afinal, as jornadas podem ser longas e cansativas.

Crie contatos

Uma boa gestão sabe que reforçar a lista de contatos ajuda muito na busca por profissionais. Além de aumentar a quantidade de referências para oportunidades, criando uma relação de pessoas confiáveis, torna-se mais fácil contar com indicações.

A ideia é conhecer pessoas que tenham uma relação segura de colaboradores que possam integrar o seu staff para eventos, como empresários e profissionais com cargos de liderança. Entretanto, os próprios funcionários que atuaram em eventos anteriores podem ajudar na indicação.

Proporcione treinamentos

Os treinamentos são importantes para dar eficiência ao staff. Quando você está acostumado com uma equipe ou conta com profissionais fixos nas tarefas, eles podem estar desalinhados com algumas demandas.

Em casos com esse, vale a pena treiná-los para as atividades, direcionando as informações adequadas a cada tipo de evento. Isso ajuda a aumentar as capacidades do time para que os colaboradores sejam versáteis para ajudá-lo em diversos formatos.

O treinamento também é uma forma eficaz de passar as instruções sobre as tarefas de maneira mais incisiva, determinando como elas devem ser executadas.

Busque serviços terceirizados

Para algumas demandas, como limpeza e segurança, uma opção prática e confiável é optar por empresas de serviços. Elas contam com profissionais já treinados e preparados para executar um trabalho de qualidade e eficiente.

Lembre-se de que o treinamento ainda se faz necessário, dando instruções de como eles devem atuar durante o evento. Eles precisam conhecer as entradas de segurança, localização de banheiros e outras informações essenciais, até porque o público pode se dirigir a eles em caso de dúvidas.

Independentemente se o seu staff para eventos for personalizado ou terceirizado, o fato é que estabelecer conexões sempre é o melhor caminho para identificar com quem contar nas suas realizações. Afinal, reconhecer um bom trabalho é premissa para futuras oportunidades.

Este artigo foi útil? Então siga nossas redes sociais e acompanhe os nossos conteúdos! Estamos no Facebook e no Instagram.

Quer saber mais sobre este tema?

Conheça o ExC Rio! Espaço de eventos no coração da Zona Sul do RJ!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up