organizar uma palestra organizar uma palestra

Saiba aqui como organizar uma palestra de sucesso

5 minutos para ler

Você sabe como organizar uma palestra? Nem sempre essa é uma tarefa fácil. É preciso pensar no público-alvo, em um local confortável, entre vários outros fatores que definirão o sucesso do seu evento.

Dessa forma, se você precisa fazer uma palestra, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo! Pois, neste post, vamos ensinar como planejar uma reunião inesquecível. Deseja aprender? Então continue a leitura do nosso conteúdo e fique por dentro de tudo que precisa saber sobre esse assunto.

Conheça os motivos para organizar uma palestra aberta ao público

Uma palestra, quando é bem feita e planejada com bastante antecedência, é uma excelente maneira de conquistar novos clientes e de fidelizar os que já têm. Assim, esse é um dos motivos que leva alguém a organizar um evento desse tipo.

Outros fatores relevantes para investir nessas cerimônias é a possibilidade de apresentar novos produtos ao público, de deixar a sua marca mais visível no mercado, além de ser uma forma bastante eficaz de comprovar a autoridade que ela tem.

Por fim, entre as inúmeras razões para executar uma palestra, é necessário também levar em conta que ela é um excelente mecanismo de transmissão de conhecimento ao seu público.

Saiba qual a importância de planejar um evento

Desde já, é importante você saber que não há palestra de sucesso sem um bom planejamento. É nessa etapa que definirá o orçamento, pois não adianta pensar em algo grandioso se o dinheiro que tem em caixa não consegue arcar com as despesas. Porém lembre-se de que é possível fazer algo muito legal sem ter que desembolsar uma quantia significativa.

Além disso, é com o planejamento que você fixa o número médio de participantes, para depois pensar na estrutura do local. Com isso, conseguirá proporcionar mais conforto ao público, fato que mostra que se preocupou com o bem-estar de todos.

De forma geral, é com o delineamento do evento que é possível realizar as tomadas de decisões e, consequentemente, atingir excelentes resultados.

Aprenda como fazer um planejamento para uma palestra de sucesso

Um planejamento deve abranger tanto a palestra em si, quanto o pré e pós-evento. É o conjunto que aponta se o trabalho foi bem executado.

Desse modo, confira quais são os principais pontos que você precisa ter atenção quando for organizar um evento. Veja só!

  • orçamento: verifique quanto tem em caixa e quanto pode gastar. Pense também em alguns parceiros para serem patrocinadores da reunião;
  • objetivos e metas: saiba quais são os motivos que levam você a realizar a palestra e o que pretende alcançar;
  • público-alvo: é preciso saber para quem você deseja direcionar aquilo que será falado. Assim, pense na faixa etária, em profissões, em hábitos, entre outros fatores que ajudam definir a persona;
  • tema: depois de definir para quem é a palestra, elabore o que será falado! Escolha assunto e linguagem que combinem com o público selecionado;
  • data, horário e local: é importante optar por um lugar de fácil acesso, além de datas e horários que sejam compatíveis com a persona;
  • divulgação: rede social é o melhor meio para divulgar. Verifique qual é a mais usada pela sua plateia e invista bastante nessa etapa da organização.

Veja o que deve ser levado em conta no pós-evento

pós-evento é o momento de saber se tudo ocorreu conforme o planejado. Por isso, o feedback dos participantes é fundamental. Baseado nele, você pode encontrar as falhas para agir corretivamente e evitar que erros atrapalhem as futuras edições.

Outro ponto importante é o balanço financeiro. Assim, você questionará se o retorno do público será capaz de cobrir os gastos com a realização do evento. Essa é uma das formas de observar se as metas traçadas no planejamento foram alcançadas.

Por fim, divulgue várias fotos da palestra para mostrar que foi um sucesso e, consequentemente, atrair novas pessoas para as próximas que realizar.

Agora que você já sabe como organizar uma palestra, não perca mais tempo! Planeje tudo direitinho, faça uma boa divulgação e aproveite a oportunidade para mostrar ao público todas as vantagens que a sua marca tem para oferecer.

Gostou do post? Então não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para ter acesso a outros excelentes conteúdos.

Quer saber mais sobre este tema?

Conheça o ExC Rio! Espaço de eventos no coração da Zona Sul do RJ!

Posts relacionados

Deixe uma resposta