como escolher um palestrante como escolher um palestrante

Sabe como escolher um palestrante para o evento? Aprenda agora!

4 minutos para ler

Um dos segredos para o sucesso de um evento é saber como escolher um palestrante que atenda às expectativas do público. Os participantes esperam obter o máximo de conhecimento possível sobre o tema, e só alguém com boa argumentação pode suprir essa necessidade.

Por isso, a escolha tem peso muito grande na realização. O conteúdo é a alma do evento, então, o palestrante precisa ter a expertise e a capacidade de apresentá-lo devidamente. Só que a definição também deve basear-se em outros fatores.

Neste artigo, vamos apresentar tópicos que direcionam a forma de como escolher um palestrante para o seu evento. Confira a seguir!

Defina os palestrantes pensando no público do evento

O primeiro ponto para definir o seu palestrante é entender o que o público espera do evento. O tema é um bom começo para listar as opções, mas de nada adianta pegar uma personalidade que esteja fora do perfil dos participantes.

A dica é identificar a persona que será atingida pelas estratégias de marketing para adquirir os ingressos. A postura e a retórica precisam adequar-se ao perfil desejado, seja pelo tom (extrovertido ou sério) ou pela forma de apresentação (conversa, monólogo etc.).

Verifique a adequação ao formato do evento

Se a retórica precisa estar adequada à forma de apresentação, a experiência do convidado também deve ser adequada à proposta. Há palestrantes que costumam trabalhar com formatos específicos de apresentação e, por mais que tenham boas referências, podem não se sair tão bem em propostas diferentes.

Por isso, uma conversa franca para entender as experiências do nome cogitado é muito importante. Isso ajuda também a manter as expectativas do público, já que diminui os riscos de a apresentação seguir rumos diferentes da proposta divulgada.

Peça indicações e referências de como escolher um palestrante

Se você tiver dificuldades em encontrar o convidado ideal, uma boa estratégia é pedir indicações na sua lista de relacionamentos. Há fortes chances de alguém conhecer um palestrante adequado, principalmente na rede de quem trabalha com frequência em eventos.

Por outro lado, se você tiver um nome selecionado e dúvidas sobre o perfil dele, pode seguir a mesma lógica para descobrir se é a pessoa ideal para realizar a palestra. Contar com o apoio de pessoas da sua confiança sempre ajuda a tomar a decisão certa.

Defina uma proposta de valor

Na hora de negociar o preço para a participação, você deve ter a sua proposta já definida para que o orçamento do evento esteja de acordo. É natural que cada palestrante trabalhe com uma faixa de valor, mas procure evitar tomar a decisão com base nisso.

O mais indicado é trabalhar dentro da sua régua de valores para que não haja investimentos extras. Lembre-se de que o pagamento deve incluir todos os custos com o palestrante, como passagens, hospedagem e alimentação.

Verifique o comprometimento com eventos

É comum ocorrer atrasos em eventos por conta do palestrante. Por isso, certificar-se de que ele seja comprometido com os horários é uma forma de manter o controle sobre a programação.

Uma maneira de descobrir essa questão é verificar se os eventos em que o seu escolhido participou previamente seguiram os horários adequadamente ou com pessoas que costumam trabalhar com ele.

Essas são as nossas dicas de como escolher um palestrante para o seu evento. É importante lembrar-se de que você precisa estar sempre à disposição para ajudá-lo no que for necessário, mantendo um bom relacionamento para futuras parcerias. Se você ainda tem pouca experiência na organização de palestras, que tal aprender mais sobre o assunto?

Quer saber mais sobre este tema?

Conheça o ExC Rio! Espaço de eventos no coração da Zona Sul do RJ!

Posts relacionados

Deixe uma resposta