quer saber como organizar um congresso confira aqui. quer saber como organizar um congresso confira aqui.

Quer saber como organizar um congresso? Confira aqui!

4 minutos para ler

Se você quer aprender como organizar um congresso de sucesso, está no lugar certo! Neste artigo, trazemos um guia com as principais etapas para realizar o seu evento adequadamente!

Um congresso é um encontro para compartilhar conhecimento sobre determinada área ao longo dos dias definidos. A realização traz uma série de palestras, conferências e seminários com especialistas e congressistas para discutir temas diversos.

Confira a seguir as nossas dicas de como organizar um congresso!

Organize a grade de horários

A organização da grade de horários é fundamental para que o congresso possa acontecer sem transtornos, já que o evento tem vários dias e uma programação extensa. Então, a visibilidade de cada atividade dentro do cronograma ajuda a manter a ordem.

É importante verificar a disposição dos convidados para que os horários estejam de acordo. Como essa é uma tarefa complicada, procure organizar a programação com antecedência!

Defina os palestrantes

Para que o congresso tenha relevância e seja um sucesso, a seleção dos palestrantes deve ser feita com um critério rigoroso de qualidade. O ideal é selecionar profissionais influentes no mercado, com experiência em ministrar apresentações, que tenham publicações de destaque e que possam acrescentar informações valiosas ao público.

Outra dica é apostar em multidisciplinaridade, com temas que se conversam e, ao mesmo tempo, são variados. Assim, os congressistas podem expandir experiências e conhecimento, alavancando o interesse pela proposta do evento.

Incentive a submissão de trabalhos

Uma das missões de um congresso é apresentar pesquisas de estudantes e profissionais que tenham novos materiais para expor. Para que a adesão e a participação sejam satisfatórias, é importante incentivar a submissão dos trabalhos.

Por isso, é importante divulgar as propostas nas universidades participantes e deixar as regras bem explicadas. Algumas dicas para aumentar o interesse é criar trilhas e temas diversificados, bem como escolher plataformas que facilitem o envio dos materiais.

Divida temas e trilhas e incentive que os participantes enviem seus trabalhos. Aposte em plataformas especializadas e torne mais simples as regras do processo de envio.

Emita certificados

A participação dos estudantes só faz sentido se eles puderem exibi-la nos currículos acadêmicos. Em alguns casos, faz-se necessário, inclusive, comprovar as horas extracurriculares nas instituições de ensino para aquisição do diploma.

Por isso, a certificação em um congresso é fundamental na hora de organizar o evento. Você precisa garantir que a equipe esteja preparada para emitir os documentos para todos os participantes, desde congressistas a palestrantes.

Além dos certificados, divulgue os conteúdos apresentados nas sessões e disponibilize para todos.

Selecione um local adequado

Por fim, tenha em mente que o local de realização precisa ser espaçoso o suficiente para comportar a realização simultânea de várias apresentações. Por isso, a escolha deve considerar o tamanho do prédio, as perspectivas da programação e o tamanho do congresso.

Nesse aspecto, itens anteriores têm impacto direto, como a quantidade de projetos selecionados, a grade de programação e a quantidade de dias disponíveis para o evento.

Nesse sentido, o ExC Rio é um local acessível, pois está preparado para a maioria dos eventos. Com adequação suficiente para até 500 pessoas na parte interna, o espaço comporta ainda até 2000 pessoas incluindo as alas externas. Além disso, tem cozinha, ar-condicionado e uma infraestrutura pensada estrategicamente para eventos da magnitude de um congresso!

Entendeu como organizar um congresso de sucesso? Então mãos à obra e comece já a preparar o seu evento! Entre em contato com o ExC Rio e garanta o seu espaço!

Quer saber mais sobre este tema?

Posts relacionados

Deixe uma resposta