O que é storytelling? Saiba como incorporar essa técnica durante o seu evento!

4 minutos para ler

Há uma máxima que afirma que a curiosidade humana pode despertar várias conexões cerebrais, gerando desejo de conhecer um pouco mais sobre aquilo que é ofertado. Pensando nisso, as mídias digitais começaram a vender histórias sobre seus produtos, despertando ainda mais à vontade do consumidor de comprar essa ideia.

Então, surge o storytelling, que é justamente essa técnica de contar histórias de forma impactante, incluindo recursos audiovisuais. Você sabe o que é storytelling? Conhece sua aplicação? Este artigo foi desenvolvido com o intuito de esclarecer as diversas dúvidas que podem surgir ao utilizar esse método. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Continue a leitura!

O que é storytelling?

De forma literal, o storytelling é contar uma história por meio de uma estruturação de uma narrativa. Sendo que o seu objetivo principal é transmitir uma mensagem. Para que sua técnica seja efetiva, não basta ter ideias e uma boa mensagem para transmitir. Pois, se você não souber executar de forma correta, você não conseguirá vender a seu conceito.

Atualmente, a função de uma storytelling é extremamente diversificada. Podendo ser utilizada para a autopromoção, como é o caso de vender sua ideia, para o lançamento de uma marca e para transformar o histórico de uma empresa.

Destaca-se, também, a aplicação do storytelling ao se divulgar um evento. Nesse caso, ao contar uma história, a equipe de marketing pretende fixar a atenção do seu público-alvo no evento que está sendo organizado. Por isso, essa ferramenta tem se tornado um grande pilar do marketing digital.

Quais os seus principais benefícios?

Ao contar uma história, a empresa pode jogar informações relevantes sobre o seu produto. Por se tratar de algo atrativo, as pessoas que receberem esse conhecimento, terão uma capacidade maior de assimilar do que por meio de outro tipo de propaganda. Por meio do processo de contextualização, que a técnica oferece, o público se torna muito mais atento à mensagem que a empresa quer transmitir.

Ao se identificar com um personagem, o consumidor se torna mais propenso a comprar aquela ideia. Além disso, com uma história bem contada a empresa tem a possibilidade de mudar a percepção do seu público-alvo em relação a algum tema ou estilo de evento, por exemplo.

 Como incorporá-lo em seu evento?

 Faça um bom roteiro

Para vender a sua marca, você precisa contar uma história que o seu público se identifique. Pensando nisso, o planejamento de um roteiro é essencial. Você precisa criar uma linha de raciocínio que deixe claro o início, o meio e o fim.

No caso da aplicação de um storytelling em uma divulgação de evento, a criação da história deve ser feita antes mesmo do início do planejamento do evento. Uma dica é introduzir momentos de suspense e mudanças no curso da história para deixar o público mais entretido.

Desenhe um plano de ação da sua história

O planejamento da sua história é o primeiro passo para que ela se torne uma estratégia efetiva. O plano de ação da sua história deve estar voltado para o seu objetivo final. Portanto, nele você deve pontuar quais são os pontos-chave da sua história para que ela consiga executar e atingir o resultado esperado. Sendo que, no caso em questão, é convencer o cliente de que o evento é a melhor opção para ele.

Crie uma expectativa

Ao criar personagens, uma história detalhada e um desfecho surpreendente, o nosso objetivo principal é gerar uma expectativa no cliente. Ou seja, a intenção do marketing é criar um desejo no cliente de conhecer mais sobre o evento citado na história, fazendo com que ele sinta a necessidade de ir à ocasião organizada pela empresa.

Em resumo, o storytelling ajuda o público a se identificar com a marca, antes mesmo de conhecer os produtos oferecidos por ela. Aumentando, assim, as chances de venda da empresa e consequentemente seu lucro.

Este artigo ajudou você a entender o que é storytelling? Então, deixe seu comentário aqui, seu feedback é muito importante para nós.

Quer saber mais sobre este tema?

Posts relacionados

Deixe uma resposta