organizar cursos e workshops corporativos organizar cursos e workshops corporativos

Como organizar cursos e workshops corporativos em sua empresa

4 minutos para ler

Você sabe como organizar cursos e workshops corporativos? Esses eventos têm muita importância para uma empresa, já que ajuda a equipe a adquirir novos conhecimentos e se reciclar.

Os workshops são cursos de curta duração ou treinamentos, ministrados normalmente em um dia, contendo atividades tanto em grupo quanto individuais. Entre os benefícios, eles estimulam o aprendizado e a criatividade da equipe.

Além disso, essas iniciativas podem fortalecer a sua marca, se usadas para reforçar a especialização do time em determinado assunto. A empresa pode se tornar referência no tema, ganhando mais visibilidade e credibilidade no mercado.

Por isso, é importante que você saiba como organizar cursos e workshops corporativos e incentive a prática no seu negócio. Confira as nossas dicas a seguir para realizá-los com eficácia!

Escolha o objetivo e o tema do evento

O primeiro detalhe para criar um workshop é determinar seu objetivo. Quais são as habilidades a serem melhoradas? Existe alguma ferramenta com uso em defasagem? O que o time precisa aprender?

Também é válido verificar as tendências do mercado. Estudar a concorrência é uma maneira eficaz de identificar temas relevantes.

Defina a data e a programação

Ao definir a data do workshop, procure identificar um dia que não interfira tanto nas atividades dos participantes. Se possível, separe um dia no fim de semana, mas se certifique que os interessados vão conseguir ir. Outra dica é ministrar o curso no período noturno.

Porém, se você quiser gerar mais engajamento, ele deve ser realizado em horário de trabalho, pois assim garantirá a presença de todos. Programe tudo com antecedência para dar tempo de organizar o evento com calma e proporcionar a melhor experiência à equipe.

Planeje o orçamento para o curso

Se você está pensando em como organizar cursos e workshops corporativos, já deve ter considerado que há um custo e investimento envolvido para sua realização.

O ideal é que, assim que começar a planejar o evento, você tenha uma base de valores disponíveis para aplicar nas atividades. Isso inclui os custos com treinadores, equipamentos, refeições e espaço físico. É ideal ter em mente que o conforto conta muito no evento, pois ajuda a despertar o interesse da equipe pelo aprendizado.

Defina os participantes e palestrantes

Assim que planejar os itens anteriores, é hora de definir a quem o curso se destinará. Quais funcionários devem aproveitar o conteúdo a ser apresentado? Eles são a base para justificar o evento na empresa.

Com isso em mente, você pode iniciar a procura por especialistas para aplicar o workshop. Busque um ministrante que tenha ampla experiência e que, de preferência, seja referência no assunto.

O pré-requisito é que ele seja dinâmico e interativo, focando não só em discurso e conceitos, mas também em atividades práticas.

Divulgue a realização entre a equipe

A divulgação do evento é essencial para estimular o engajamento. Certifique-se de que os convidados estejam cientes do acontecimento e possam estar presentes, assim o investimento será bem aproveitado.

Se você tem um sistema interno de comunicação, pode aproveitá-lo para disparar um aviso. Do contrário, vale avisar por e-mail, mensagens em grupos de WhatsApp, redes sociais etc. Ferramentas com certeza não faltam para propagar essa informação!

Não se esqueça do local do workshop

Não deixe de definir o local do evento assim que possível, pois um ambiente adequado é essencial para o sucesso do workshop.

Embora muitas empresas tenham espaços internos para esse tipo de atividade, optar por locais externos pode trazer melhores resultados para a equipe, visto que proporciona uma experiência diferenciada e fora da rotina corporativa.

Nesses casos, procure um local arejado, confortável e com boa estrutura. A localização também é importante, ajudando a definir se haverá transporte  da empresa ou se os funcionários podem ir direto de casa.

O ExC Rio é uma opção interessante, já que o espaço é próprio para a realização de eventos corporativos, contendo ar-condicionado, salão amplo, estacionamento e até cozinha equipada, além de uma área verde confortável para os intervalos.

Aproveite as dicas deste artigo sobre como organizar cursos e workshops corporativos para promover o aprendizado na sua empresa.

A equipe do ExC Rio está pronta para fornecer um serviço de qualidade e excelência. Entre em contato e verifique nossas agendas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta