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Como divulgar seus eventos no Instagram: confira 5 dicas práticas!

4 minutos para ler

Redes sociais sempre foram ferramentas importantes para se comunicar com o público. A grande tendência do momento é divulgar eventos no Instagram, que se destaca como uma das plataformas mais usadas.

Não é difícil desenvolver estratégias na plataforma porque você provavelmente já usou a maioria das funcionalidades na sua conta pessoal. Entre as opções de engajamento, há o feed tradicional, os Stories temporários, os Stories em destaque, o Instagram TV (IGTV) e o Instagram Ads.

Não basta simplesmente alimentar o perfil com conteúdos aleatórios: é importante saber as estratégias ideais para divulgar eventos no Instagram. Por isso, separamos 5 dicas a seguir para ajudar você!

1. Utilizar boas imagens para divulgar seus eventos no Instagram

O conteúdo que você apresenta precisa chamar atenção. As imagens devem ser bem trabalhadas para instigar o público a acompanhar as novidades antes do evento, sempre com relevância para o público e informações interessantes.

No Instagram, a estética das imagens faz a diferença, por isso elas precisam ser bem editadas. Não basta adicionar postagens com textos informativos: é preciso fazer uma edição muito bem produzida. Isso vai gerar likes e compartilhamentos.

Se você precisar ajustar a iluminação, pode usar os efeitos de edição do próprio Instagram. Eles ajudam a melhorar o visual das imagens e podem até auxiliar na temática da composição.

2. Criar vídeos com destaques do evento

Os vídeos também precisam ter relevância. O ideal é que sejam vídeos curtos para atender aos formatos disponíveis — 15 segundos nos Stories e 1 minuto no feed. Para conteúdos mais demorados, você pode usar o IGTV, mas eles precisam realmente ter informações atrativas relacionadas ao evento.

Algumas dicas são bastidores da produção, entrevistas com convidados e participantes do evento, compilados da cobertura de edições anteriores e teasers do que está por vir. No feed, escolha um frame que gere impacto para colocar como capa.

3. Aproveitar os Stories para gerar curiosidade

Os Stories são uma ótima ferramenta para criar vínculo com o público. Além de permitir brincar com filtros divertidos, o formato curto é ideal para gerar curiosidade com teasers e divulgação de informações. É possível usar o live marketing com transmissões digitais!

As possibilidades são bem variadas, permitindo bastante criatividade e liberdade. Você pode usar as dicas no tópico de vídeos e ainda utilizar personalidades que saibam divulgar eventos no Instagram. Aposte nos stickers, em enquetes e outras ferramentas interativas.

O conteúdo fica disponível apenas por 24 horas, mas você pode sinalizar as postagens mais relevantes como destaques no perfil, separando-as por categorias. Que tal um destaque para os bastidores e outro para informações?

4. Usar hashtags

As hashtags são ferramentas muito importantes para expandir a visibilidade nas redes sociais. Elas permitem que as suas postagens apareçam nos diretórios de buscas e possam ser encontradas por usuários novos.

A dica é aproveitar palavras que estejam relacionadas ao evento e às postagens, mas sem exagerar na quantidade, pois a plataforma pode acusar spam! Há variações nas recomendações de números, tendo quem indique até 20 hashtags por post.

5. Investir em anúncios para divulgar seus eventos no Instagram

Os anúncios são a forma mais rápida de expandir o alcance do seu conteúdo. O Instagram permite impulsionar qualquer postagem do feed, bem como os Stories. Para criá-los, você precisa ter uma conta no Facebook Ads e um perfil do Facebook vinculado à conta.

É importante separar uma parte do orçamento para essa estratégia, porque isso ajuda muito a alcançar o público (dá para começar com apenas R$ 10). Os anúncios aparecem na timeline — tanto da home quanto nos Stories —, então você pode investir em mais de um formato.

Preparado para divulgar eventos no Instagram? Com essas 5 dicas, você já consegue explorar o potencial que a rede social oferece para atrair o público! Se você gostou dessas dicas, saiba também como utilizar o SEO para alcançar mais pessoas!

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