aprenda-como-organizar-um-evento-beneficente-de-sucesso aprenda-como-organizar-um-evento-beneficente-de-sucesso

Aprenda como organizar um evento beneficente de sucesso!

4 minutos para ler

Você sabe como organizar um evento beneficente? Se a sua resposta for não, está na hora de desvendar os possíveis “mistérios” que rondam toda a preparação. Antes de tudo, é preciso ter em mente que, como em qualquer outra ocasião, um bom planejamento é indispensável.

Esse tipo de evento é realizado, com frequência, por empresas ou entidades que se preocupam em exercer o seu papel social. Além disso, ele não tem fins lucrativos. De modo geral, o intuito é ajudar alguma causa ou determinadas instituições.

Para que a ação seja um sucesso, é preciso pensar em uma série de detalhes. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura para conferir!

Conheça alguns tipos de evento beneficente

Existem vários tipos de eventos beneficentes que você pode organizar. Independentemente da modalidade, o importante é deixar a imaginação fluir e buscar formas criativas de chamar a atenção dos possíveis doadores.

Tais eventos visam a arrecadação de recursos financeiros ou outros tipos de doações para implementar determinado objetivo social. Veja, a seguir, alguns bastante comuns!

  • festas temáticas;
  • bingos;
  • jantares;
  • feiras;
  • bazar;
  • shows;
  • quermesses;
  • feijoada.

Confira como organizar um evento beneficente impecável

Escolheu qual tipo desejar realizar? Então, agora é o momento de aprender como organizar um evento beneficente. Fique por dentro de algumas práticas para que a ação seja um grande sucesso!

Escolha o local ideal

A definição do espaço deve ser bem pensada, pois o local deve contar com boa infraestrutura para garantir o conforto e o bem-estar dos convidados. Assim, opte por um ambiente de fácil acesso, com capacidade para abrigar todo o público. A depender do tipo de evento, você deverá ser ainda mais criterioso. Um show requer uma estrutura mais grandiosa do que um bazar, por exemplo.

Faça uma boa divulgação

Outro ponto importante é a divulgação. Afinal, de nada adianta fazer um planejamento impecável, mas não anunciar a data, o local e outras informações que serão relevantes para o comparecimento das pessoas. As redes sociais são as ferramentas que ajudam nesse sentido.

No entanto, é preciso ter em mente que a escolha do meio mais eficaz dependerá do público que deseja atingir. Caso a plateia não seja adepta ao meio virtual, o envio de convite físico e/ou a divulgação na mídia são opções a serem consideradas. Aposte em chamadas que toquem as pessoas e as façam entender o quanto a participação delas é importante.

Conte com uma equipe competente

Não é possível falar em um evento beneficente de sucesso sem a participação de uma equipe engajada e competente. Para que tudo seja perfeito, é preciso dividir as tarefas. Logo, escale as pessoas conforme as suas habilidades, de forma que exista um grupo para divulgação, outro para conseguir patrocinadores, outro para logística, e assim por diante. Dessa forma, ninguém ficará sobrecarregado, e o trabalho fluirá melhor.

Emocione os seus convidados

Para que consiga atingir as metas de arrecadação, é fundamental a colaboração dos convidados. Mas isso só será possível se as pessoas, realmente, se sentirem sensibilizadas pela causa. Logo, é preciso emocionar os convidados.

Porém, tenha cuidado para não forçar a barra — apenas exponha a realidade. Uma dica é fazer vídeos que mostrem como a ajuda de cada um traz melhora a vida de outras pessoas. Além disso, não deixe de divulgar o que já foi realizado devido às doações feitas nas edições anteriores.

Agora, sim, você sabe como organizar um evento beneficente. Que tal pensar em uma boa causa e colocar todas as dicas em prática? Lembre-se de que um bom planejamento e os esforços de uma equipe engajada são fatores indispensáveis para o alcance do sucesso nessa empreitada.

Achou este post relevante? Então, aproveite a visita e descubra, agora mesmo, quais são as 5 principais ações pós-evento que você deve adotar!

Quer saber mais sobre este tema?

Conheça o ExC Rio! Espaço de eventos no coração da Zona Sul do RJ!

Posts relacionados

Deixe uma resposta