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Aprenda como fazer uma pesquisa de mercado eficiente para seu evento!

4 minutos para ler

Até chegar a hora da verdade, o que os especialistas chamam de “fase de execução”, um evento que se preze vai passar por várias etapas de planejamento. Um desses degraus, talvez um dos mais importantes, é saber como fazer uma pesquisa de mercado.

O resultado da pesquisa é o caminho das pedras: permite conhecer o seu público, aponta direções eficientes para a aplicabilidade do seu evento na vida dessa plateia-alvo e, em consequência, reduz a probabilidade de erros no processo.

Deseja descobrir como se realiza uma pesquisa de mercado eficaz? Continue a leitura e mantenha-se informado!

Descubra o que é pesquisa de mercado e qual é a sua importância

A pesquisa de mercado tem funcionalidades conhecidas. Pode tanto servir como primeira plataforma de testes para uma iniciativa inovadora, quanto abrir caminho para melhorias em um empreendimento já existente. Assim, ela é uma forma de obter dados relevantes, que serão usados nas tomadas de decisões.

Uma pesquisa de qualidade é capaz de reduzir as incertezas que surgem ao longo do planejamento e da execução do evento.

Veja como fazer uma pesquisa de mercado

Existem metodologias testadas e aprovadas para a aplicação de uma pesquisa de mercado de qualidade. Confira algumas etapas importantes para a sua execução e conheça, desde o início, o caminho correto a percorrer.

Escreva o objetivo da pesquisa

O primeiro passo é anotar aquilo que se pretende alcançar com a sua pesquisa. Muitas vezes, há mais de um objetivo pela frente. É claro que suas metas dependerão do estilo do evento, mas para dar uma ajudinha, mostraremos algumas que poderá perseguir. Confira:

  • obter informações sobre o perfil da persona;
  • investigar se determinado produto terá boa aceitação;
  • descobrir o que seu público mais sente falta no mercado.

Defina o seu público-alvo

Outro ponto importante é a definição da sua persona. Se você não a conhece, não será possível definir metas e nem obter resultados. Para isso, crie uma espécie de cliente ideal para o seu negócio.

Estabeleça qual a faixa etária que pretende atingir, qual a profissão, a renda mensal, o que a pessoa gosta de fazer nas horas vagas, entre outros detalhes definidores.

Determine o melhor método

Metodologia é indispensável para qualquer pesquisa. Assim se define a melhor maneira para a obtenção dos dados necessários. Entrevistas, enquetes e observação dos hábitos da persona são alguns caminhos possíveis.

Documente a pesquisa

Deixe registrados todos os dados que você conseguir durante a pesquisa! Caso contrário, eles poderão se perder com o tempo e o seu trabalho será todo em vão. Com tudo devidamente anotado, será bem mais fácil obter as conclusões da pesquisa.

Analise os resultados obtidos

Essa é uma das etapas mais importantes, pois é o momento de verificar tudo o que foi feito ao longo da pesquisa. Analise cada dado obtido, por mais insignificante que possa parecer. Lembre-se de fazer a avaliação de forma imparcial, para não comprometer a sua pesquisa, ok?

Aprenda o que fazer com o resultado da pesquisa para realizar um evento de sucesso

Resultados da pesquisa em mãos? Então agora é hora de colocar em prática o que foi aprendido. Trace estratégias e promova ações com base nos dados obtidos.

Analise os gostos da persona e faça um evento de acordo com as suas preferências. Lembre-se sempre de implementar as melhorias que julgar necessárias.

Saiba que os resultados podem ser diferentes do esperado. Críticas ou discordâncias, levadas em conta, podem virar o combustível necessário para transformar a sua reunião em um sucesso.

Agora que você aprendeu como fazer uma pesquisa de mercado eficaz, é hora de colocar tudo em prática. Colete o máximo de dados possíveis sobre a persona, trabalhe com os resultados obtidos e realize um evento incrível.

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