como fazer um evento sustentável como fazer um evento sustentável

Afinal, Como fazer um evento sustentável? Saiba mais!

4 minutos para ler

Você sabe como fazer um evento sustentável? Esse tipo de ação parte da preocupação com o meio ambiente e opta por práticas ecológicas para sua realização e todo o planejamento.

Com o atual contexto da necessidade de preservação ambiental, passa-se a pensar mais em desenvolver estratégias eco-friendly, o que se torna inclusive um diferencial para as empresas. Portanto, é importante que você aplique esses ideais aos valores do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como fazer um evento sustentável. Aprenda a seguir como aplicar a conscientização ecológica em suas produções!

Como fazer um evento sustentável com iluminação econômica 

Pensar em formas de economizar energia é uma estratégia muito útil para ajudar a natureza. Por isso, a dica é utilizar uma iluminação mais econômica nos ambientes internos do seu evento. Para tanto, invista em lâmpadas e painéis de LED, que gastam menos energia.

Se o evento for diurno, você também pode investir na luz natural, aproveitando ambientes externos e salões com mais luminosidade. Jardins e lounges abertos são locais excelentes para receber o público com luz natural. A própria ventilação também ajuda, já que dispensa ar-condicionado.

Transporte alternativo

Proporcionar formas alternativas de transporte para que as pessoas cheguem ao evento favorece a redução de veículos no trânsito. Consequentemente, a emissão de gases poluentes diminui, o que ajuda o meio ambiente.

Escolha locais de fácil acesso, onde as pessoas possam ir de metrô, transporte coletivo e até bicicleta! É interessante checar se há vagas para bicicletas ou espaços de bikes compartilhadas nas redondezas.

Outra opção é disponibilizar vans e ônibus para levar os convidados até o seu evento, incentivando que deixem os carros em casa. Para aumentar a adesão, você pode divulgar as informações nas peças de marketing, aumentando a consciência dos participantes.

Comunicação digital

Que tal reduzir o consumo de papel na divulgação? Abandonar os flyers e panfletos, por exemplo, é uma estratégia fundamental para fazer um evento sustentável, evitando o acúmulo de lixo nas ruas e gasto de material.

A internet é um meio excelente de alcançar o seu público-alvo — principalmente nas redes sociais. Com um bom trabalho de marketing digital, você nem vai precisar gastar papel para promover o evento! De qualquer forma, se precisar fazer campanhas que usem materiais físicos, pode optar pelos produtos recicláveis, pensando sempre de forma consciente.

Reaproveitamento de materiais

A reciclagem não é válida somente para os papéis: há várias formas de reduzir o consumo de materiais descartáveis. O pensamento ecológico deve começar pelo planejamento de tudo o que é necessário à produção do evento, diminuindo ao máximo os recursos utilizados.

A partir do momento em que você levantar os custos, pode buscar por opções recicláveis e materiais reaproveitáveis, investindo em uma decoração econômica. Produtos de PVC e madeira reflorestada são alternativas para diminuir o impacto ambiental da realização do evento.

Essas são algumas medidas que podem ser aplicadas para expandir a consciência ambiental. Pensar ecologicamente é uma forma de ajudar a natureza e ainda economizar nos custos dos materiais.

Agora que você já sabe como fazer um evento sustentável, que tal ter mais insights para suas produções? Assine nossa newsletter para receber conteúdos e dicas exclusivas!

Quer saber mais sobre este tema?

Conheça o ExC Rio! Espaço de eventos no coração da Zona Sul do RJ!

Posts relacionados

Deixe uma resposta