ações pós-evento ações pós-evento

Ações pós-evento: as 5 principais que você deve adotar

4 minutos para ler

Um evento não termina quando acaba. Parece frase de para-choque de caminhão, mas é a verdade. Muitas pessoas se preocupam bastante com todo o planejamento e os preparativos para o grande dia e esquecem que as ações pós-evento também ajudam a tornar o momento memorável. Nada de relaxar, o melhor é arregaçar as mangas e colocar em prática atividades que não devem ser postergadas.

Quer saber quais são essas tarefas? Então conheça as 5 principais ações pós-eventos que você deve realizar.

1. Faça uma vistoria do local onde o evento foi realizado

Avalie tudo que aconteceu no ambiente onde foi realizado o evento, desde a limpeza até a entrega dos itens alugados, passando pela liberação das pessoas contratadas. Certifique-se de que tudo está em ordem. O ideal é que seja o último a sair do local para ter certeza de que tudo foi entregue conforme contratado.

Uma dica para não se esquecer de nada é manter um check-list de todos os itens que deverão ser conferidos ao final do dia, assim não corre o risco de deixar passar algo importante e ser penalizado por isso depois.

2. Elabore um relatório final

O relatório de eventos é um balanço final de tudo que aconteceu durante a solenidade. Dessa forma você consegue ter uma visão geral e avaliação dos objetivos alcançados, o que pode ser melhorado e oportunidades futuras.

Nessa apresentação também é possível fazer uma prestação de contas para os patrocinadores e para o público do evento, além de ser uma fonte de referência para próximas atividades.

3. Aplique uma pesquisa com os participantes

É extremamente importante receber o feedback dos participantes do evento, tanto para entender qual foi a satisfação deles, como para saber o que pode ser mantido e melhorado nos próximos. A pesquisa pode ser realizada durante as atividades ou ao final. Mas não deixe para realizá-la muito tempo depois, pois o ideal é que as experiências ainda estejam recentes.

Elabore questões sobre o ambiente, o atendimento e sobre os principais pontos abordados durante a celebração. Assim, você terá informações sobre o quanto as metas foram atingidas e se as impressões foram as desejadas.

4. Crie ações de engajamento nas redes sociais

Mantenha atualizações nas páginas do evento nas redes sociais para manter o engajamento. Publique fotos dos melhores momentos, realize enquetes e tenha informações sobre o assunto abordado.

É interessante ter uma agenda de publicações e ações pós-evento para manter a comunicação com os participantes. Dessa forma, não será necessário começar do zero quando divulgar o próximo.

5. Confira o pagamento dos fornecedores

Cheque cuidadosamente o pagamento de todas as pessoas e empresas que prestaram serviços no evento. Mantenha uma planilha ou sistema de pagamentos para que não ocorra nenhum tipo de falha nesse momento. Situações equivocadas de remuneração podem trazer transtornos à sua imagem.

Uma dica valiosa é deixar para efetuar os pagamentos no próximo dia útil, assim estará focado na atividade e diminuirá as possibilidades de erros.

Enfim, assim como o planejamento é essencial para realizar um evento de sucesso, as ações pós-evento são cruciais para garantir que todo o trabalho feito será bem finalizado e plantará frutos para os próximos. Tenha atenção às principais atividades citadas e elenque outras que também achar importante, de acordo com os objetivos da cerimônia. Tornar inesquecível é continuar vivo na memória mesmo depois que o dia acaba.

Gostou deste post? Então assine nossa newsletter e continue a receber informações valiosas sobre o assunto.

Quer saber mais sobre este tema?

Conheça o ExC Rio! Espaço de eventos no coração da Zona Sul do RJ!

Posts relacionados

Deixe uma resposta