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5 tendências de tecnologias em eventos corporativos

novembro 4, 2019
Tempo de leitura 4 min

Tendência forte no mercado em geral, o uso de tecnologias em eventos corporativos também traz uma série de benefícios aos realizadores. Isso porque eleva a qualidade dos projetos, desde o início da organização até o pós-evento.

É possível, por exemplo, quantificar e qualificar dados sobre os participantes a partir de ferramentas interativas. Vários dispositivos ajudam a coletar informações que podem ser utilizadas para desenvolver estratégias pós-evento, bem como para otimizar o conteúdo para o público-alvo.

Enquanto isso, outras tecnologias também ajudam a melhorar tarefas relacionadas à organização antes da realização, como a divulgação e o relacionamento durante a venda de ingressos.

Confira, a seguir, uma lista de tendências de tecnologias em eventos corporativos que podem melhorar a qualidade das suas ações!

1. Chatbots

Os chatbots são robôs inteligentes que podem ser inseridos na comunicação com o público, a partir de canais de bate-papo. É possível utilizá-los durante toda a execução do projeto, desde o pré até o pós-evento.

Durante a organização, eles ajudam a automatizar a venda de ingressos, atuando na solução de dúvidas frequentes dos clientes. Eles também conseguem realizar as vendas na própria ferramenta de chat, coletando os dados de pagamento sem que o usuário precise acessar formulários.

Outra vantagem é que os chatbots podem elevar a experiência durante a realização. A partir de máquinas instaladas no próprio local do evento, o público pode interagir com a ferramenta não só para tirar dúvidas, mas também em jogos de perguntas e respostas, entre outras estratégias diferenciadas.

2. Aplicativos para eventos

Os aplicativos têm função parecida com os chatbots: ajudam a informar o público sobre tudo o que acontece no evento. Eles trazem os conteúdos da programação, os horários das atividades, a data e o local do evento e todas as informações pertinentes aos participantes.

A partir dessa ferramenta, é possível também disparar notificações interativas, com avisos sobre mudanças na programação ou novidades. É uma forma de manter o público sempre atualizado sobre a organização, bem como sobre promoções e experiências que acontecem durante o evento.

Os aplicativos já se tornaram essenciais para manter um bom engajamento, permitindo que as pessoas possam aproveitar as atividades da programação da melhor forma possível.

3. Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que começou a aparecer em eventos recentemente, sendo um diferencial para qualquer realização que inclua essa novidade. É um formato que atrai o público pelo caráter inovador, permitindo experiências únicas.

A partir de óculos de realidade aumentada, é possível projetar ambientes virtuais interativos, criando uma gamificação para o seu evento. Na realidade virtual, é viável disponibilizar jogos, missões, experiências ou simplesmente levá-lo a qualquer lugar do mundo, em contato com outras culturas, em gráficos de 360º.

4. Projeção mapeada

Assim como a realidade virtual, a projeção mapeada também é uma experiência visual enriquecedora para os eventos. Ela é composta por elementos modernizadores para as estruturas físicas, podendo ser instalada em formato 2D ou 3D.

É uma tecnologia que disponibiliza conteúdos visuais virtuais no local, podendo ser usada tanto para decoração quanto para interatividade. Também é possível usá-la para desenvolver jogos ou, até mesmo, simular shows de artistas, como já foi feito em determinados momentos para recriar shows de cantores já falecidos.

5. Beacons

Os beacons são ferramentas de geolocalização que disparam comunicações aos clientes e usuários de espaços físicos. Eles funcionam por tecnologia Bluetooth em localizações limitadas, interagindo com as pessoas para disponibilizar promoções e novidades.

É possível utilizá-los para que os participantes realizem o credenciamento, para promover networking, para controlar o fluxo de tráfego dos participantes, para fidelizar o público, entre outras estratégias que ajudam tanto na melhor experiência quanto na coleta de dados, bem como na fácil visualização da programação.

O que achou dessas tecnologias em eventos corporativos? Elas definitivamente agregam muito ao seu projeto, mas lembre-se de utilizar um local apropriado para o emprego dessas ferramentas, como o ExC Rio! Assine a nossa newsletter para mais conteúdos informativos e insights para melhorar as suas produções!

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