gestão de equipes gestão de equipes

4 dicas de como fazer uma boa gestão de equipes em eventos!

4 minutos para ler

Fazer uma boa gestão de equipes em eventos não é tarefa fácil. Além de exigir habilidade para lidar com pessoas, esse tipo de trabalho demanda pensamento estratégico no momento de tomar boas decisões.

Para acertar em cheio nesse processo, o diferencial está em conseguir construir uma relação de confiança com os colaboradores, explicando bem o papel de cada um. Assim, a conquista dos objetivos se torna apenas uma questão tempo pelo poder estimulante de construir um projeto de sucesso.

Quer saber mais? Neste texto, vamos mostrar 4 dicas de como fazer uma boa gestão de equipes em eventos. Acompanhe!

1. Trabalhe sua comunicação interna

Em primeiro lugar, uma equipe bem alinhada precisa ter como prioridade a comunicação — afinal, se cada um decidir fazer tudo ao mesmo tempo, o evento se torna um verdadeiro caos. O mais importante é garantir um gerenciamento eficiente, que resulte na melhor experiência possível aos participantes do evento.

Quando todos conhecem seu papel no projeto e compreendem a oportunidade de alcançar os objetivos da empresa, as informações são passadas para frente sem ruídos. Assim, fica mais simples fazer com que a equipe vista a camisa da organização com foco em criar conteúdos diferenciados e se destacar pelo bom atendimento.

2. Delegue as funções de acordo com os perfis

Ao usar seu olhar experiente como organizador de eventos, em pouco tempo você já consegue identificar o perfil de cada participante da equipe. A vantagem disso é que cada um desempenha uma função com a qual se identifica, e entrega os melhores resultados.

Logo na primeira reunião, por exemplo, uma pessoa com maior disposição de liderança acaba assumindo esse papel quase automaticamente. No entanto, mesmo que o colaborador se autodenomine com tais características, é preciso se certificar que ele está realmente apto a cumprir as funções. Imagine se essa pessoa com o perfil de líder não consegue ser pontual nas entregas, mesmo tendo se planejado. Seria desastroso, não é mesmo?

É por isso que, além de ter o perfil certo, é necessário agregar outros valores fundamentais para o andamento do evento.

3. Faça o controle das horas trabalhadas

Ficar de olho na jornada de trabalho dos seus colaboradores estimula cada um a dar o melhor de si para o sucesso do evento. Isso porque criar um relacionamento de confiança entre a empresa contratante e os prestadores de serviços humaniza o trabalho realizado, na medida certa.

Na prática, os profissionais gostam de ser reconhecidos muito além dos números do universo corporativo, e devem ser reconhecidos como uma peça fundamental no caminho até o sucesso.

Uma boa dica, nesse caso, é ter o controle das horas trabalhadas, alinhar as escalas de trabalho e aderir a sistemas de controle de pontos. Dessa forma, você não fica sobrecarregado, e quando for necessário mensurar os resultados positivos ao final do projeto, será muito mais simples encontrar os devidos méritos.

4. Reconheça o trabalho bem-feito

Por mais que você tenha experiência no que faz, sempre é necessário contar com outros profissionais bem preparados. Por esse motivo, encontrar uma equipe em quem você confie o suficiente para dar autonomia quanto a tomar decisões se mostra como um ponto alto na hora de tirar as ideias do papel.

Uma série de questões durante os preparativos de um evento exigem bastante da sua atenção. Sendo assim, quanto mais competentes forem os seus colaboradores, mais fácil será distribuir tarefas entre eles que agreguem muito ao conteúdo apresentado ao público. Como consequência, o gestor da equipe que reconhece o bom trabalho também ganha pontos por conta da atitude agregadora, que só traz benefícios para repetir as parcerias em próximas ações.

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma boa gestão de equipes. Lembre-se, por fim, de que por mais que esse processo possa parecer trabalhoso à primeira vista, o resultado positivo vale muito a pena quando é conquistado com disciplina e dedicação!

E aí, gostou da leitura? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta